Galeria
O que é o tamponamento de poço tubular profundo?
O tamponamento de poço tubular profundo é o procedimento de fechar, tamponar a coluna do poço por motivo do mesmo estar desativo, seco ou abandonado. Este processo é importante para garantir a segurança e a proteção ambiental. No Estado do Rio Grande do Sul, este processo é regulamentado pela Secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e pela Divisão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS).
Como funciona o tamponamento de poço tubular profundo?
O tamponamento de poço tubular profundo deve ser realizado por uma empresa que conte com profissional habilitado, geólogo ou engenheiro de minas, o mesmo deve notificar e solicitar, através de um projeto de tamponamento, a autorização para tamponamento.
Após liberada a autorização inicia-se a execução do tamponamento, com a retirada dos equipamentos de bombeamento, com a desinfecção do poço para eliminar contaminantes, o preenchimento do poço com brita, e finalizando com a concretagem nos metros finais para selagem do poço.
Todo o procedimento in loco deve ser documentado para após ser elaborado um relatório de tamponamento detalhando os processos realizados. Esse relatório deve ser enviado ao órgão regulador para registar o fechamento do poço e verificar as conformidades com as regulamentações.
Principais objetivos para se realizar o tamponamento de poços tubulares de forma adequada e seguindo as recomendações das normas e regulamentações:
- Prevenir a contaminação dos aquíferos;
- Prevenir problemas de saúde pública;
- Manter a integridade do solo.
Para realizar este processo conte com uma empresa responsável que possui mais de 25 anos de experiência em poços tubulares no mercado. A Água Viva Poços Artesianos possui profissionais prontos para lhe esclarecer dúvidas e auxiliar nos serviços necessários em poços tubulares.