Galeria
construção de poços tubulares: o que é e como funciona?
A construção de poços tubulares é uma obra da engenharia que consiste na perfuração do solo em um furo vertical para ter acesso à água subterrânea confinada em aquíferos. Para isso, são usados equipamentos como máquina perfuratriz, brocas, compressores, entre outros equipamentos necessários para a realização dos trabalhos de perfuração.
A construção de poços consiste em perfurar o solo em dimensões que podem variar conforme o projeto do poço, levando em consideração o tipo da litologia e a demanda hídrica do usuário. Sendo perfurado até atingir o volume de água necessário, com profundidades que variam conforme o tipo de solo de cada região.
Após a perfuração são colocados tubos de aço ou PVC na cabeceira do poço, onde se encontram solos e rochas intemperizadas até atingir e penetrar alguns metros em rocha sã. Além disso, deve ser realizada a vedação preenchendo o espaço entre tubo de revestimento e a parede do poço (solo) com cimento para selar o solo para evitar a entrada de contaminantes na água.
Vantagens da construção de poços
- Um poço bem construído garante um fornecimento contínuo de água, não dependendo das condições climáticas;
- A construção de poços pode vir a gerar economia na fatura da concessionária de água;
- A água de poços tubulares consuma apresentar melhor qualidade em suas características;
- A construção de um poço valoriza seu terreno, podendo gerar aumento no valor de venda.
Se você estiver interessado em construir um poço em sua propriedade, conte com a Água Viva Poços Artesianos. Uma empresa especializada em perfuração de poços que oferece serviços de qualidade para todos os estados da região sul do país. Conheça melhor nossos serviços e solicite uma cotação conosco para obter mais informações e tirar todas suas dúvidas